PIXSOM
O PIXSOM tem como missão criar ambientes sonoros e visuais não repetíveis, tendo o improviso como base principal de ação e interatividade, com a participação de artistas das mais variadas artes.
É um evento que funciona numa plataforma de partilha de música tocada ao vivo, vídeo arte, dança, pintura, desenho, teatro e outras formas de criação, numa amálgama experimental que resulta sempre em algo diferente, irreverente, anormal, lúdica, divergente e ou convergente.
HISTORIAL
Aconteceu por 5 vezes, uma delas incluida no Festival LUZA, sempre em parceria com a ARCMúsicos, em Faro, e tem como curador Luís Trincheiras aka Trinchas que ao longo de 2 anos vem conseguindo juntar artistas que aceitam interagir numa aventura sensorial sonora e visual numa base de partilha, convivência social e lazer inventivo.
Passaram pelo PIXSOM vários artistas com atuações de 4 horas repletas de experimentalismo e divagação musical, poética, imagética e com abordagens físicas a nível das danças de sombras na tela de projeção e retroprojeção.
Em todas as sessões verificou-se que a arte resultante era aquilo que se pretendia ou seja nada em concreto e tudo em hipótese de resultar em algo que concretamente existiu. Uma forma de criar algo que nunca mais será possível rever, ouvir, ler, ver, sentir, comunicar e digno de admiração na mesma.
Os mais novos (dos 6 aos 18...) interagiram bastante com as suas abordagens energéticas, divertidas e verdadeiramente livres.
Também a comunicação social vê o PIXSOM como um evento a difundir e tem tido grande abertura para colaborar na divulgação do acontecimento, destacando, o Sul Informação, a Rua FM, o Algarve Informativo e redes sociais diversas que recebem a informação e a difundem por essa via.
Os patrocínios têm ajudado a manter o evento de modo sustentável em virtude de ter um orçamento baixo e contar com apoio de entidades privadas e como entidades públicas as seguintes: CMFaro, União de freguesias de Faro e ARCMúsicos.
Como artistas o PIXSOM tem orgulho de apresentar todos os intervenientes nesta aventura artística:
Trinchax, VJ Zayle, Bflying, Carlos Norton, VJ TrickyDicky, Sickonce, Luís Caracinha, André Canário, Luís ENE, Ricardo Silva, Ricardo Rosa, Janela Aberta Teatro, Urban Expression, Flávio Martins, Pedro Monteiro, mEEkAlnUt, Todd Sheldrick, Rogério Cão, Didier Grelha, The Excessive Machine (Vask da Venda), Ana Roston, China, Paulo Franco, Vj Daniel Almeida, Pedro Viegas, Tassilo Martin, Paulo Strak, José Jesus, Nuni di Campi, Fernando Brazão Gonçalves, Carolina Santos, Marco Martins, João Melro, Hainish Undertree, Afonso (técnico), Armindo Silva (organização), André Ribeiro (técnico) e Manuel Alão (design).