Peculiar&Freak

Acústico
Hip hop
R&B
Faro, Algarve

Peculiar&Freak é o projeto artístico a solo de João Nicolau Quintela. Nascido em Faro há 19 anos, o João está neste momento a concluir o 12º Ano de Humanidades e o 8ª Grau no Conservatório, tendo como Instrumento Guitarra Clássica e Voz. Peculiar&Freak começou em 2018 no início do secundário, com melodias cantadas e gravadas no telemóvel durante as aulas de Físico Química e Matemática, e letras rabiscadas no lugar destinado a sumários e resumos. No entanto, o amor pela música começou muitos anos antes, através do coro da primária, onde o professor o colocou a fazer as segundas vozes. Este gosto pela música, fez com que aos 8 anos, começasse a frequentar o Conservatório Regional do Algarve. Na sua infância, foi habituado a ouvir clássicos portugueses, como Mariza e Amália, enquanto bebia chá e comia bolachas Maria na casa dos avós paternos em Lisboa. Também o avô materno e a mãe tinham por hábito cantar-lhe cantigas do Zeca Afonso, e já no carro do pai adorava ouvir o cd dos Humanos. Sempre foi um rapaz peculiar, leitor ávido de literatura fantástica, consumidor de fado e de música portuguesa, não possuindo um interesse particular por futebol e ensinado pelos pais a pensar pela própria cabeça, acabou por não se integrar nas brincadeiras dos colegas na primária e no básico e como tal passou grande parte da sua infância e adolescência desenquadrado. Felizmente, devido à sua natureza extrovertida, foi fazendo alguns amigos entre os colegas mais velhos e mais tarde na sua turma, mas o sentimento de ser um “outsider” permaneceu. No secundário, começou a descobrir novos estilos musicais como Indie, Jazz, R&B e Hip-Hop e a redescobrir a música portuguesa, que tanto tinha consumido na sua infância. Influenciado por todas estas sonoridades, pelo seu amor e fascínio pela palavra escrita, proveniente da leitura, e pelo sentimento de individualidade, decide criar o seu projeto musical Peculiar&Freak.

Começando a criar as suas próprias músicas e letras, impulsionado por uma necessidade visceral de criar, o João começa a materializar ideias que antes, apenas existiam na sua imaginação e fica inebriado com essa sensação. Juntamente com o grande amor e o sentimento de êxtase que este já sentia ao cantar e tocar, o João percebeu que tinha descoberto o “seu” caminho que procurava, já desde os 10 anos. Sempre apoiado pela família, professores e amigos, o João foi consolidando este desejo de criar. Neste momento já possui 1 EP e vários singles e colaborações com videoclips publicados, um 4º lugar no concurso Música Já em 2019, e é um dos artistas do projeto Cápsula do Faro2027. A sua música já passou na RUA FM e na Hip-Hop Radio e já foi entrevistado para o programa Radioativo da Hip-Hop Radio.

O João pretende ir estudar em Outubro para a ETIC em Lisboa, no Curso de Criação e Produção Musical, e para o Hot Clube de Jazz, no Curso Prático de Guitarra Jazz, para desenvolver as suas capacidades como produtor, criador e instrumentista. Além de querer continuar a criar a sua música e a desenvolver o seu projeto Peculiar&Freak, o João pretende também trabalhar em Rádio, desenvolver programas na área da comunicação e voz, criar projetos na área da arte plástica e na área de fashion design, pretendendo como tal colaborar com artistas de diversas áreas. O seu projeto Peculiar&Freak tem a ambição de ser muito mais do que apenas música, mas também um mundo inteiro de magia e peculiaridade onde as pessoas se sintam inspiradas a ser originais, a sonhar e a criar o inimaginável.

Sobre as músicas apresentadas:

Peixe na Emenda

Fui desafiado, no 11º Ano, pela minha professora de português a fazer uma música inspirada no “Sermão de Santo António aos Peixes”. Peixe na Emenda, do trocadilho entre Ementa e Emendar, é o resultado desse desafio. Uma fusão entre o Hip Hop e Soul que resume do início ao fim um clássico da literatura portuguesa.

Link para a letra: https://genius.com/Peculiar-freak-peixe-na-emenda-lyrics

Baby Dama

Numa noite de improvisos surgiu o título e o refrão do Baby Dama. No dia seguinte, surgiu o resto e o resultado final foi este. Uma sátira/paródia trap que retrata o típico chunga e os seus tropas numa clássica noite de engate.

Link para a letra: https://genius.com/Peculiar-freak-baby-dama-lyrics

Censura

Inspirado no tema “Alcatraz”, uma música de um amigo meu (sódan), criei esta composição. Censura é um desabafo pessoal sobre o custo de ser peculiar e sobre a pressão social que existe para não sermos diferentes dos outros.

Link para a letra:https://genius.com/Peculiar-freak-censura-lyrics

Membros
Audio
Historial
Música Já
Faro
Audição de Canto do Conservatório Regional do Algarve
Faro